sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Jornal de papel versus jornal na internet

A aluna Lidiane Dias, do 6o Período de Jornalismo, escreveu um texto sobre o que ela pensa sobre esta questão, que será debatida na próxima edição do Circulando, que sai na próxima quarta-feira. Vamos ler este fragmento do texto da aluna:

Um dos pioneiros da internet e coordenador do site Outside.in, Steven Johnson, defende a internet e a veiculação online. Ele fala da apuração e da linha editorial que o Outside.in segue, em carta enviada para Paul Starr, ganhador do Prêmio Pulitzer em 1984 e fundador de duas revistas sobre evolução do liberalismo. Para Johnson, o site tem o lado positivo de apurar em diversos outros sites e ter uma variedade de fontes. Ele fala também da crise pela qual passa o impresso. Já Starr, em resposta à Johnson, critica a forma indiscriminada e sem confiabilidade de alguns sites de notícias. Para Starr o jornal impresso necessita de maior apoio, principalmente por parte de instituições, para sobrevivência do mesmo.

Bom, pontos de vista diferentes e considerações importantes feitas por ambos. Já eu, uma mera estudante, não posso competir com a imponência dos dois e nem desconsiderar nenhuma das opiniões. Porém, penso que um veículo não pode ser considerado melhor ou pior que o outro. Cada um com sua peculiaridade, só tem a acrescentar ao outro e para a produção da informação. Somadas as experiências todos só tem a ganhar.

Opinem!

3 comentários:

  1. Adorei inaugurar com meu texto! Essa questão vem sendo debatida e tem extrema importância para nós, enquanto jornalistas, e para a população que espera ser informada do que acontece a sua volta. Independente de qual veículo para qual se atua, o papel e a função é a mesma: informar. O jornalismo impresso apresenta tradição e para não desaparecer ele precisa se adaptar as novas tendências do mercado. Como eu disse no texto: "Somadas as experiências todos só tem a ganhar". Bom, é isso!
    Lidiane Dias - 6° período de Jornalismo

    ResponderExcluir
  2. Muito bem, Lili. Parabéns! Essa questão tem sido debatida pelos alunos do 8o Período e com ótimos argumentos. Aguardamos mais comentários e opiniões.
    Tim Filho - Jornalista/Professor/Editor Circulando.

    ResponderExcluir
  3. Para quem se interessar, o livro Jornalismo On-line: modos de fazer, da editora PUC-Rio é ótimo para atear fogo ao debate sobre o jornalismo na web. O livro está a disposição na Biblioteca Central da Univale.

    ResponderExcluir